Como ter um relacionamento aberto

Há muitos homens que desejam secretamente um relacionamento aberto, mas só de pensarem em como a sua companheira vai reagir, evitam ao máximo referir essa vontade. Alguns até esperam ansiosamente que seja a sua parceira a sugerir.

Por outro lado, há homens que ficam apreensivos quando isso acontece… Principalmente, quando pensam ter encontrado a mulher dos seus sonhos e não a querem partilhar com mais ninguém.

Nestes casos o que deve fazer? 1) Duvidar desta situação, insistir numa relação monógama e arriscar perder esta mulher. 2) Entrar no jogo e arriscar a perder a cabeça com os ciúmes. 3) Sinceramente, este é o que nós costumamos sugerir: escolha fazer com que esta situação funcione de uma forma que seja benéfica para os dois.

Para o ajudar e para que este relacionamento aberto funcione, decidimos deixar-lhe aqui algumas dicas essenciais:

Abrande, antes de andar

Para que os relacionamentos abertos tenham alguma hipótese de sucesso, é imperativo que esteja empenhado quando chega a hora de começar a ver outras pessoas. Se não estiver e se começa a mentir em relação a isso, a sua relação fica condenada ao fracasso.

Claro que neste tipo de relacionamentos abertos há sempre um que está mais entusiasmado com a situação (dica: costuma ser quem propõe). O truque reside em realmente dar-se um período de

tempo para quem está mais reticente pensar e explorar os seus sentimentos, de forma a que seja este a chegar a uma conclusão.

Definir limites

Ao embarcar num relacionamento aberto, deve imaginar todos os cenários possíveis e ver como irá reagir. Vai ver que é um exercício valioso e que o vai ajudar a desmistificar muitos dos medos que sente. Também o irá ajudar a criação de limites para o seu novo tipo de relacionamento.

Um dos acordos que pode sugerir, por exemplo, é a utilização de preservativos com os outros parceiros. Aliás, esta é uma decisão fundamentalmente de saúde. Também aconselhamos que não tenha sexo com amigos, prefira só ter relações sexuais com outras pessoas. Descomplica muitas situações no futuro.

Claro que quando define os limites, não está a criar um conjunto de leis esculpidas em pedra. Um relacionamento evolui ao longo do tempo e convém terem o discernimento de ir analisando juntos os limites que colocaram neste vosso relacionamento aberto. Poderão demonstrar-se muito limitadores ou mesmo demasiado liberais.

Sugerimos que, para bem da vossa relação e para que se lembrem do que foi acordado, anotem os limites de alguma forma, para que seja mais fácil manter a responsabilidade do vosso compromisso.

Não fique sozinho

sites de relacionamentosEsta experiência a nível de casal pode ser difícil no início, para ambos. O ideal seria encontrar um casal amigo, ou conhecido, que os pudessem ajudar neste vosso novo tipo de relacionamento.

Caso não tenha, pode procurar em sites de relacionamento pessoas que afirmem estar em relações abertas como a sua, grupos nas redes sociais ou até fóruns.

Seja como for, convém ouvir outras experiências para iniciarem o melhor possível este seu relacionamento aberto.

Não compare

Um relacionamento aberto é também uma excelente forma de se conhecer a si próprio e de fortalecer a sua autoestima. Ao ter um relacionamento aberto, a insegurança de poder perder a sua parceira, pode ajudá-lo a “crescer” e tornar-se maduro, visto que poderá haver uma maior necessidade de criar conversações positivas; concentrar-se nas coisas que realmente gosta em si; praticar exercício; aprender algo novo; seguir uma nova paixão e sim, conhecer pessoas diferentes.

Aprenda a linguagem

Qualquer atividade, como o kite-surfing ou criação de cães, tem um jargão muito próprio. Um relacionamento aberto não é exceção. Também tem algumas terminologias que convém conhecer.

Você, por exemplo, pode ser monogamish, o que significa que você e a sua parceira concordaram que algum grau de atividade sexual fora do relacionamento. Pode também ser poliamoroso (literalmente, “muitos amores”), o que significa que você e a sua parceira podem ser românticos e envolverem-se com as outras pessoas, não só sexualmente. Swinging, geralmente, é utilizado para designar os casais que trocam de parceiros sexuais.

Outra palavra interessante de se saber é compersion. Muitas vezes, é definida como o sentimento positivo que experimenta quando a sua parceira desfruta de outro relacionamento. Acredite, pode não acreditar, mas há muitos homens que encontram uma grande capacidade de compersion. Há muitas outras expressões, mas estas são as mais comuns.

Como lidar com ciúmes

Uma das primeiras coisas que as pessoas querem saber sobre relacionamentos abertos é a forma como elas podem gerir os ciúmes que poderão surgir quando alguém está com a sua parceira.

Antes de mais, temos de definir os dois tipos que caracterizam este sentimento:

1) Ciúmes disposicionais – significa que sentir algum grau de ciúme é parte integrante da sua personalidade.

2) Ciúmes incidentais – significa que certas atividades ou dinâmicas tendem a despertar o ciúme à medida que ocorrem.

O ciúme de disposição é o que mais o impede de aproveitar em pleno um relacionamento aberto. O despertar constante do sentimento pode desgastar não só a si, mas também ao seu parceiro e a sua relação.

O ciúme incidental é muito útil para que possa reforçar a sua autoestima, e experimentar e cultivar a compersion. No fundo, quando começar a aceitar e a compreender o que despoleta estes ciúmes, verá que não só os evitará, como pode realmente desfrutar mais desta situação.

Site de relacionamentos

Outro problema que surge quando os casais decidem experimentar o relacionamento aberto é encontrar pessoas com quem podem divertir-se. A melhor solução é procurar nos sites de relacionamento.

Aí, além de poderem escolher as pessoas que mais vão ao encontro dos vossos interesses e compatibilidades, poderão também ver em conjunto e escolher um parceiro sexual para cada um. Já que decidiram ter um relacionamento aberto, porque não tentam encontrar alguém para o vosso parceiro? Digamos que é uma forma de ambos sentirem que se aceitam como cada um é e que, apesar de estarem num relacionamento aberto, se preocupam com a felicidade e prazer do outro.

Não receie. Saia da sua zona de conforto e descubra-se a si mesmo e à sua parceira. Quem disse que uma relação para ser a sério deveria ser exclusiva?

You may also like...