O que leva mulheres casadas a procurarem outros homens?

mulheres casadas

Desde sentimentos de abandono e negligência emocional à carência sexual, são vários os motivos que espoletam a vontade de encontrar um amante. Alguém que ajude a preencher um vazio ou a complementar falhas existentes no casamento e que impedem a felicidade plena.

Longe vão os dias em que a traição era vista como um comportamento exclusivamente masculino, o que, de resto, nunca foi verdade, mesmo nas épocas e nas sociedades mais opressoras da liberdade feminina. Até porque falta lógica nesse pensamento, a não ser que os homens traíssem exclusivamente com mulheres solteiras, o que ilibaria todas as mulheres
casadas de atos sexuais fora da alcova matrimonial. Não se verificando tal, é fácil de perceber que muitas mulheres casadas também traíam. E traem. Traem hoje tanto como os homens, como atestam os dados disponíveis, e procuram, tanto quanto eles, preencher ou complementar vazios, contornar problemas conjugais e alcançar maior ou melhor satisfação sexual. São igualmente elementos ativos e participativos em sites de encontros desenhados especificamente para pessoas casadas, como o Second Love, onde procuram parceiros secundários para aventuras esporádicas ou relacionamentos alternativos. Segundo as evidências, apuradas em levantamentos e pesquisas, mas que os investigadores acreditam estar muito aquém dos valores reais, entre 10 a 20% de mulheres e homens casados, ou que mantêm uma relação monogâmica estável, acabam por se envolver sexualmente com pessoas fora da sua relação primária.

Pode haver ligeiras diferenças entre aquilo que motiva uma mulher casada e um homem casado a trair, mas a verdade é que as razões que elas apontam servem tanto um género como o outro. Por vezes, a traição é o último passo antes do divórcio, uma derradeira tentativa de tentar perceber se a infelicidade que sentem está exclusivamente relacionada com o casamento, e de medir o pulso à paixão por outro homem, pelo sexo e mesmo pela vida. Noutros caso, é uma decisão secreta, mas consciente, com vista a encontrar solução para questões pontuais, falhas específicas da vida conjugal, mas sem prejudicar o sentimento e tipo de entendimento que mantêm com aquele que sentem ser o amor da sua vida. Motivos confessos, ou nem por isso, bem conhecidos dos terapeutas e que os dados reunidos em vários estudos identificam com clareza e sem surpresas. Da solidão à deceção, da falta de
investimento à insatisfação sexual, eis as principais razões porque mulheres casadas procuram outros homens.

Porque é que elas traem?

Solidão
Este é um sentimento poderoso e tenebroso. Pode dever-se apenas a horários laborais incompatíveis ou vidas profissionais intensas e exigentes, com constantes viagens e ausências forçadas, mas pode igualmente dever-se a relacionamentos frios, distantes e emocionalmente descompensados, em que mesmo juntos se sentem sozinhos.

Ausência de diálogo
A falta de comunicação sobre assuntos relevantes da vida a dois, e não das questões comezinhas do quotidiano doméstico e profissional, são vitais para manter uma relação saudável. Falar sobre os sentimentos de cada um, daquilo que admiram um no outro, nas conquistas a dois e nos sonhos por conquistar ajuda a cimentar laços afetivos e a solidificar a
união. Não menos importante é falar abertamente de sexo e daquilo que lhes dá prazer. Sem tabus. Sem embaraços. Muitas vezes, uma conversa franca ajuda a desbloquear pudores e a desinibir performances, o que promove maior prazer na cama. Quando tal não acontece, abre-se a porta para a aventura fora de casa.

Negligência
Quando o principal papel da mulher se cola ao de simples dona de casa, de mãe, de contribuidora financeira, o casamento assume um caráter mais contratual do que um elo afetivo e emocional. Perante este cenário, as mulheres tendem a procurar estima, admiração, validação pessoal e sexual junto de parceiros que as vejam por aquilo que são e não por aquilo que providenciam.

Déficit emocional
As mulheres encontram felicidade em relações emocionalmente ricas e atenciosas, em que a partilha de experiências, de vida social, de momentos divertidos é total e nas quais se sentem acarinhadas. Esse tipo de conexão é vital e sempre que não a encontram junto do parceiro primário, procurá-la-ão junto de outro homem.

Falta de romance e aventura
Há personalidades capazes de alimentar de forma mais constante momentos românticos, de entrega generosa de afeto e de atenção, de procurar surpreender constantemente e de partir em busca de aventura. Isso é refrescante e mantém o casal focado em si. Porém, mesmo esses indivíduos podem sucumbir à rotina e acabar numa relação ‘morna’ e pouco atrativa, o que é particularmente penoso para as mulheres, que alimentam uma imagem idealizada do parceiro e daquilo que esperam do casamento.

Frustração
Instabilidade ou fragilidade emocional, parceiros pouco carinhosos, vida profissional estagnada e insatisfatória e outras tantas pequenas ou grandes frustrações são um somatório esmagador que leva as mulheres a repensar o rumo das suas vidas. Casamentos precipitados e parceiros eleitos de forma pouco criteriosa também conduzem à deceção e esta é propulsora de novas descobertas fora do casamento.

Carência de intimidade
Numa relação, as mulheres procuram profundidade, intimidade, atenção, validação e reconhecimento. Querem alguém que realmente as conheça e compreenda, que lhes forneça apoio e as faça sentir amadas numa base diária, mesmo quando as coisas correm menos bem. Esse tipo de intimidade implica amor, paixão, mas também vontade de agradar e disponibilidade para isso.

Sobrecarga física e emocionalmente
É um dado curioso, presente em estudos recentes, e dá conta de que a traição, muitas vezes é um escape à sobrecarga física e emocional que muitas mulheres sentem, em consequência dos múltiplos papéis que lhes são exigidos por inúmeras pessoas em simultâneo: companheira, amante, mãe, dona de casa, profissional, cuidadora…

Expectativas irreais
Fruto, talvez, de efabulações culturais, as mulheres apaixonam-se por um ideal, um príncipe encantado, um marido perfeito que as ame e mime, todos os dias das suas vidas, até que a morte os separe. Todavia, a perfeição é uma quimera e o amor uma massa volátil que necessita de ser trabalhada diariamente, como malabares nas mãos de dois artistas. O embate com uma realidade diferente da imaginada leva à busca desse parceiro ideal nos braços de outro homem.

Solucionar traumas do passado
Abusos prévios, relações tóxicas e traumas passados conduzem algumas mulheres a procurar o controlo em relações paralelas, como forma de se sentirem donas da sua vida.

Carências sexuais
Falta de sexo no casamento, ou atividade sexual deficitária ou insatisfatória tem para as mulheres igual peso do que para os homens e é uma das razões que elas apontam para a busca ativa de prazer fora de casa.

You may also like...